Muitos
conceitos presentes neste filme serão analisados diante do estudo do sujeito
histórico cultural em Lev Vygotsky. Para este momento, após assistir ao filme,
reflita e considere os seguintes tópicos:
1.
Liste 4 estratégias positivas utilizadas pelo Prof. Jean Itard que contribuíram para o
desenvolvimento de Victor de Aveyron, o Garoto Selvagem;
Quanto as estratégias utilizadas pelo
Prof. Jean Itard que contribuíram para o desenvolvimento de Victor de Aveyron,
o Garoto Selvagem, creio que, para além das questões mais básicas (higiene,
sono e alimentação), o atendimento individual às carências específicas do
garoto, o próprio gesto de dar um nome (demonstração de carinho e criação de
vínculo afetivo), os vários métodos diferentes de tentar ensinar algo (seja
pelo alfabeto, seja pelos desenhos), e a ideia de recompensar o aprendizado (o
problema desse ponto é o Prof. Jean Itard acaba condicionando todos os momentos
de prazer e lazer de Victor ao sucesso nos estudos).
2.
Considerando que estratégias de
ensino-aprendizagem são técnicas que utilizam diferentes meios para que os
alunos se apropriem de novos conhecimentos, liste 4 delas que ao seu ver
poderiam contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Victor e justifique.
Uma coisa que me incomodou muito no filme foi o fato de
o Prof. Jean Itard simplesmente ignorar todo o conhecimento, mesmo que não
falado, de Victor sobre o meio natural. Ora, ensiná-lo a partir da vivência que
o garoto teve, ensiná-lo em contato com a natureza, poderia ter uma eficácia
muito maior. É possível que, aplicando esse ensino a partir das experiências
particulares, outras medidas fariam com que Victor se sentisse mais incentivo a
aprender de forma independente, ou seja, uma outra estratégia de ensino-aprendizagem
que seja orientada pela curiosidade do aluno.
Há no filme um momento em que Victor mora junto a
outras crianças. Por mais traumática que essa primeira experiência tenha sido,
é provável que o contato com semelhantes (crianças) pudesse auxiliar no processo
de aprendizagem, a questão é que esse contato teria que se submeter a uma
vigorosa vigilância, posto a primeira experiência do garoto. Fato é que
compartilhar as descobertas pode ser enriquecedor.
Por fim, há algo simples, algo que fez a diferença na
minha infância e adolescência: a contação de histórias. O Prof. Itard poderia
adotar essa estratégia para estimular a imaginação de Victor, além de fazer com
que, com o tempo, Victor consiga contar a sua história de vida na floresta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário