segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Filme “O Garoto Selvagem”

 

Muitos conceitos presentes neste filme serão analisados diante do estudo do sujeito histórico cultural em Lev Vygotsky. Para este momento, após assistir ao filme, reflita e considere os seguintes tópicos:

 

1.            Liste 4 estratégias positivas utilizadas pelo Prof. Jean Itard que contribuíram para o desenvolvimento de Victor de Aveyron, o Garoto Selvagem;

Quanto as estratégias utilizadas pelo Prof. Jean Itard que contribuíram para o desenvolvimento de Victor de Aveyron, o Garoto Selvagem, creio que, para além das questões mais básicas (higiene, sono e alimentação), o atendimento individual às carências específicas do garoto, o próprio gesto de dar um nome (demonstração de carinho e criação de vínculo afetivo), os vários métodos diferentes de tentar ensinar algo (seja pelo alfabeto, seja pelos desenhos), e a ideia de recompensar o aprendizado (o problema desse ponto é o Prof. Jean Itard acaba condicionando todos os momentos de prazer e lazer de Victor ao sucesso nos estudos).

 

2.            Considerando que estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas que utilizam diferentes meios para que os alunos se apropriem de novos conhecimentos, liste 4 delas que ao seu ver poderiam contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Victor e justifique.

Uma coisa que me incomodou muito no filme foi o fato de o Prof. Jean Itard simplesmente ignorar todo o conhecimento, mesmo que não falado, de Victor sobre o meio natural. Ora, ensiná-lo a partir da vivência que o garoto teve, ensiná-lo em contato com a natureza, poderia ter uma eficácia muito maior. É possível que, aplicando esse ensino a partir das experiências particulares, outras medidas fariam com que Victor se sentisse mais incentivo a aprender de forma independente, ou seja, uma outra estratégia de ensino-aprendizagem que seja orientada pela curiosidade do aluno.

Há no filme um momento em que Victor mora junto a outras crianças. Por mais traumática que essa primeira experiência tenha sido, é provável que o contato com semelhantes (crianças) pudesse auxiliar no processo de aprendizagem, a questão é que esse contato teria que se submeter a uma vigorosa vigilância, posto a primeira experiência do garoto. Fato é que compartilhar as descobertas pode ser enriquecedor.

Por fim, há algo simples, algo que fez a diferença na minha infância e adolescência: a contação de histórias. O Prof. Itard poderia adotar essa estratégia para estimular a imaginação de Victor, além de fazer com que, com o tempo, Victor consiga contar a sua história de vida na floresta.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carta sobre GTAQ

 Carta sobre GTAQ As comunidades quilombolas são constituídas por pessoas que compartilham uma identidade forjada ao longo de processos hist...