segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Breve apresentação de transtornos de aprendizagem: dislexia, disortografia, discalculia e TDAH

 

·         Dislexia: de acordo com National Institute of Child Health and Human Development – NICHD, trata-se de um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Não tem cura, mas pode ser superada com tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo que permita criar estratégias para superar as dificuldades com as palavras e outras eventuais barreiras no dia a dia, além de crises de autoestima. Na escola, o aconselhável é estimular a criança a desenhar, pintar, tocar instrumentos musicais e praticar esportes.

 

·         Disortografia: de acordo com o Instituto de Apoio e Desenvolvimento (ITAD), disortografia é uma perturbação específica de aprendizagem, de origem neurobiológica que afeta as capacidades da expressão escrita, em particular a precisão ortográfica, a organização, estruturação e composição de textos escritos, a construção frásica é pobre e por norma curta e observa-se ainda a presença de muitos erros ortográficos. Para permitir a superação dos das dificuldades trazidas pela disortografia é preciso que haja um complemento educacional que englobem a percepção auditiva, visual e espaço-temporal, a memória visual e auditiva. Na escola, os exercícios devem buscar o reconhecimento de formas gráficas; identificação de erros; distinção de direita/esquerda, cima/baixo, frente/trás; consciencialização do fonema isolado, em sílaba e soletração; análise de frases; substituição de um fonema por outro na sílaba e palavra.

 

·         Discalculia: de acordo com o Instituto ABCD, é um transtorno específico de aprendizagem em que a pessoa apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se a sua idade cronológica, experiências e oportunidades educacionais. O Instituto Inclusão Brasil recomenta que o tratamento seja acompanhado por um psicopedagogo, focalizando os níveis orgânicos, educacionais e psicológicos, atendendo a a criança com discalculia nas suas especificidades para possibilitar a passagem a um novo desenvolvimento nas suas práticas educacionais multidisciplinares, com menos dificuldades, com um maior desempenho escolar, conforto e acima de tudo proporcionar uma vida cada vez mais próxima da normalidade.

 

·         TDAH: de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), TDAH ou DDA é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. As crianças portadoras de TDAH não se adaptam bem a instituições de ensino muito tradicionais e que tenham um código disciplinar muito rígido. Para conquistar a atenção do aluno com TDAH, o professor pode incluí-lo nos exemplos de explicações. Sem que isso cause constrangimento, mas em situações em que a turma esteja inteirada. Além disso, existem escolas que dispõem de atendimento psicopedagógico. Essas instituições podem contar com o acompanhamento de profissionais que auxiliarão o estudante a uma vida acadêmica mais proveitosa, com o auxílio de medicamentos (estimulantes) receitados por outros especialistas.

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