terça-feira, 12 de julho de 2022

LÓGICA


Introdução à Filosofia

AVALIAÇÃO 2


LÓGICA

 

QUESTÃO 1.

Ao longo dessa segunda etapa de curso, vimos que a lógica pode ser estudada seguindo dois caminhos: a formal e a informal. A lógica formal é o estudo das formas de argumento, de modelos abstratos comuns a muitos argumentos distintos, da linguagem padrão. Estudar a forma em si, em vez dos argumentos específicos, nos permite fazer generalizações.

A lógica informal é o estudo de argumentos particulares, em linguagem natural, e de seus contextos particulares. Está concentrada numa análise prática de argumentos. Os dois caminhos não são opostos, são complementares. Vejamos primeiro uma análise informal.

Embora um argumento possa ter muitos objetivos, o seu principal é demonstrar que uma conclusão é provável ou verdadeira. Assim, os argumentos podem ser bons ou ruins, na medida em que eles realizam ou não esse propósito.

A premissa "todos os alpinistas são corajosos" certamente é falsa, logo, o argumento não estabelece que Edmundo é um alpinista; o que não significa que a conclusão é falsa, mas que o argumento não é útil para determinar sua veracidade.

Mesmo considerando "todos os alpinistas são corajosos" como verdade, não é difícil perceber que se trata também de um argumento com forma inválida, por possuir premissas verdadeiras e uma conclusão falsa. Vejamos:

 

Edmund é corajoso.

Todo os alpinistas são corajosos.

Logo, Edmund é alpinista.

 

Analisando as sentenças com cuidado, percebemos que as relações estruturais não se dão entre sentenças, mas entre os elementos que compõem as sentenças (Edmund, corajoso, alpinista). Assim, simbolizando Edmund por E, corajoso por C, alpinista por A, temos:

 

E é C

Todo A é C

Logo, E é A

 

Substituindo E pelo nome de algum elemento; e A e C por totalidades de objetos, temos algo como:

 

Gorila é peludo

Todo cachorro é peludo

Logo, gorila é cachorro

 

Assim, comprova-se que o argumento e sua forma são inválidos. Apesar das premissas verdadeiras, a conclusão final é falsa. Essa demonstração reforça a tese do segundo paragrafo da citação, onde lemos que a validade é uma questão de lógica e existem variadas técnicas para identificar a validade de um argumento, a exemplo da técnica de substituição aplicada aqui.

 

 

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