CODATO, Adriano. “O conceito
de ideologia no marxismo clássico: uma revisão e um modelo de aplicação”. Política
& Sociedade, v. 15, n. 32, 2016, pp. 311-331.
O propósito do ensaio, segundo o próprio autor, é
revelar a amplitude do termo “ideologia”. Defende que a terminologia ainda
funciona adequadamente desde que interpretada de maneira correta. Para provar
sua tese o autor começa por uma síntese das acepções que já foram relacionadas
ao termo “ideologia”, demonstrando assim o alcance do seu significado. Em
seguida, passa para a visão dos primeiros a utilizar a palavra: Engels e Marx,
e propõe que aqui se encontre seu real significado enquanto sinônimo de
tradição (abrangendo a maior parte das ideias posteriormente ligadas a
“ideologia”). Por fim, o autor propõe os dois princípios fundamentais das
ideologias e a forma correta com que devem ser analisadas [CODATO, 2016, p. 311-329].
O conceito de ideologia vinculado originalmente ao
marxismo passou por diversas ressignificações tanto positivas quanto negativas:
ao mesmo tempo que designava qualquer pensamento “defeituoso” podia ser
sinônimo de “cultura” ou simplesmente o estudo das ideias (sem nenhum juízo de
valor). Sendo assim, é possível observar a polissemia diretamente ligada ao
termo, provando o objetivo do autor de mostrar a amplitude de “ideologia”
[CODATO, 2016, p. 311-315].
A melhor forma de resumir e incluir todos os
significados ligados a ideologia já está dada a muito tempo: segue as obras de
Engels, sendo apresentada como sinônimo de tradições (geradoras de realidades).
E dessas tradições pode-se observar os dois princípios fundamentais das
ideologias: “seu papel unificador e sua unidade interna”. O primeiro está
ligado a capacidade que as tradições tem de transformar interesses individuais
em coletivos e o segundo se liga ao fenômeno consequente de coesão social
[CODATO, 2016, p. 315-323].
Por fim, o autor propõe qual seria a forma correta de
analisar as ideologias, que devem levar em conta seus princípios fundamentais
anteriormente citados e buscar compreender seus impactos políticos no caráter
unificador que pode se tornar excludente [CODATO, 2016, p. 323-329].
Até agora o texto mais fácil de fichar: o autor
apresenta varias vezes o resumo de suas ideias, tanto na introdução quanto na
conclusão, o que faz com que quem leia fixe facilmente os pontos para que
Codato está chamando mais atenção, que são (1) os vários significados de
ideologia, (2) ideologia na linha de Engels, enquanto cultura e (3) os
princípios das ideologias que devem orientar as analises acerca da mesma.
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