sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Função social da escola

 

Função social da escola – Exercício 01/OEB

 

BORGHI MENDES, C.; BIONDO LHAMAS, A. P.; SOBRAL DA SILVA MAIA, J. Aspectos da Educação Ambiental crítica: reflexões sobre as desigualdades na pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 4, p. 361–379, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10854. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10854. Acesso em: 1 ago. 2021.

 

A partir das discussões iniciadas em sala de aula e, em especial, seguindo a linha proposta pelo professor José Carlos Libâneo recordei do texto "Aspectos da Educação Ambiental crítica" (BORGHI et al, 2020) que convoca os professores a incorporarem as contradições do espaço no processo educativo para superar as visões ingênuas sobre o capitalismo que resultaram na atual crise sanitária.

Para justificar esse ponto, o texto propõe uma análise da influência de algumas pandemias em diferentes frações da população, dando maior destaque a pandemia de covid-19.

O texto é particularmente interessante pelo fato de trazer para o debate o próprio planeta e a capacidade transformadora (sem juízo de valor) humana, que vem agredindo as condições próprias de regulação dos ciclos bioecológicos há séculos pela crença equivocada - mas histórica e socialmente construída - de que o meio ambiente é um sistema de relações harmônicas, dissociado da história social humana.

Passamos pela Peste Negra e pela Cólera, destacando as características fisiológicas das doenças, para então chegarmos à Gripe Espanhola, no início do século XX, e a Meningite Bacteriana, já na década de 1970 em pleno "milagre econômico". Nos é apresentada uma análise sobre o desenvolvimento das doenças a partir de aspectos socioeconômicos da população. O resultado não é muito diferente do que assistimos hoje: a doença é mais destrutiva para as frações da população menos abastadas, desconstruindo o mito da mortalidade democrática que - infelizmente - ainda é recorrente no vocabulário de algumas figuras públicas.

Com isso, os autores abrem o caminho para demonstrar como fechamos os olhos para uma camada mais pobre da população que não tem acesso à alimentos (imagine a internet) ao defendermos um discurso de volta as aulas - ainda mais à distância - sem o suporte adequado à saúde da população. Ao fazermos isso, reforçamos o status quo de uma sociedade cuja educação ainda é elitista.

Com essa reflexão, relembrando o que foi dito pelo professor José Carlos Libâneo, é possível retornar ao argumento inicial sobre a necessidade de incorporação dos dilemas do meio na educação formal, promovendo uma educação crítica/revolucionária em contraposição a uma educação que reforça o status quo. A escola passa a ser então espaço de crítica ao pacote tecnológico dominante, que é promotor de pandemias e de desigualdades.

O conhecimento produzido é necessariamente contra hegemónico, pois passa a ter como objetivo último a transição para uma sociedade mais sustentável.

O professor tem papel de destaque no planejamento e desenvolvimento do processo pedagógico, construindo com o aluno - sujeito ativo no processo educativo e melhor conhecedor de sua experiência de vida - um conjunto de conhecimentos ambientais, técnicos e sociais constitutivos de sujeitos críticos capazes de atuar para a mudança da sociedade.

Nesse sentido, seguindo a linha de Penin e Vieira (2009) ao tratar do papel social da educação na formação do cidadão, o aluno torna-se difusor do conhecimento crítico sobre o meio para os seus iguais e próximo, em sua comunidade; possibilitando que cada vez mais indivíduos superem as visões ingênuas sobre o modo de produção destrutivo no qual vivemos. Promove-se assim uma mudança na sociedade que vem de baixo, não como "presente" das classes dominantes, mas como fruto de lutas e construções coletivas.

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