quinta-feira, 13 de abril de 2023

Plano de aula: Do grand tour ao turismo de massa contemporâneo

 Resumo: COSTA, Flávia Roberta. Turismo e Patrimônio Cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: SENAC/SESC, 2009. Capítulo: Do grand tour ao turismo de massa contemporâneo.


Grand tour: 

Goethe - deslocamentos de longa duração praticados majoritariamente por jovens da elite britânica, "viagem contemplativa a terras estranhas" (inicialmente, países europeus), aprendizagem com base na vivência, crença de que no resto do mundo reinava o "barbarismo"; "notavam como eram pobremente conhecidos o comportamento e os costumes das nações estrangeiras e buscavam vivenciar intensa troca cultural com a população autóctone e outros viajantes. Além disso, procuravam conhecer os destaques históricos e culturais locais, principalmente os grandes monumentos..."; lista das "sete maravilhas"; "grand tour transformou viagens em empreendimentos científicos e filosóficos ... indispensáveis a educação de futuros dirigentes"; críticas: viagens como fonte de vícios carnais; os fluxos geraram melhoria nos transportes, hospedagem, alimentação e acompanhamento, o que - junto com as revoluções Industrial e Francesa - originaram o turismo moderno.


Turismo moderno: 

período de grandes inovações, com "democratização" (Cook viajava com eclesiásticos, médicos, banqueiros, engenheiros e negociantes; e mulheres frequentemente solteiras) das viagens; críticas: observação apressada, trocas descompromissadas; século XX e a nova expansão do turismo, agora "de massa";


Turismo de massa: 

também chamado de predador, por deixar impactos negativos nas comunidades receptoras (reflexos econômicos, sociais, culturais e ambientais negativos); pouco valor educativo ou de lazer (discordo em parte e acho o argumento elitista; me lembrou a crítica que faziam de aeroportos parecendo rodoviárias nos governos petistas); críticos do modelo: Boorstein, Krippendorf, Turner e Ash (experiência superficial e ilusória, vivenciada em bolhas, promovendo banalização e descontextualização das culturas visitadas, exotização, produção de realidades inventadas); encontra esgotamento entre 1980 e 1990; surge um novo modelo em que se acredita promover "sustentabilidade" a partir de mais tempo no mesmo lugar, com uma postura próxima a do grand tour;


Turismo alternativo: 

"desejo de aprendizagem, autoconhecimento e conhecimento do outro"; mesma dimensão mercadológica do turismo predatório: consumo de bens e serviços turísticos; "crescente atração para museus e elementos históricos", caminhando para um turismo cultural ou patrimonial: "venda do passado". 


Plano de aula: Do grand tour ao turismo de massa contemporâneo


Objetivo:

O objetivo desta aula é explorar a evolução do turismo desde o grand tour até o turismo de massa contemporâneo, discutindo seus impactos e críticas, além de apresentar o conceito de turismo alternativo e suas possibilidades.


Materiais necessários:


Papel sulfite;

Lápis de cor;

Canetas.


Duração da aula:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.


Desenvolvimento:


Introdução: (10 minutos)

Apresente o objetivo da aula e contextualize o tema, explorando a história do turismo e sua evolução ao longo do tempo, destacando as mudanças no comportamento dos turistas, suas motivações e os impactos gerados.


Explorando o Grand Tour: (20 minutos)

Apresente as informações do livro sobre o Grand Tour, destacando suas características, motivações e impactos na época. Proponha aos alunos que desenhem em uma folha de papel sulfite o que imaginam que os jovens da elite britânica buscavam ao realizar essa viagem. Em seguida, peça que compartilhem suas imagens e comentem o que aprenderam sobre o Grand Tour.


O turismo moderno e de massa: (30 minutos)

Apresente as informações sobre o turismo moderno e de massa, destacando as mudanças ocorridas em relação ao Grand Tour, suas motivações e impactos negativos. Após a apresentação, proponha um debate em sala de aula sobre os impactos do turismo de massa na sociedade e no meio ambiente, considerando também as críticas apresentadas no capítulo do livro.


O turismo alternativo: (20 minutos)

Explique o conceito de turismo alternativo e suas possibilidades, apresentando as motivações e objetivos desse tipo de turismo. Peça aos alunos que desenhem em uma folha de papel sulfite uma cena de turismo alternativo que considerem interessante, como um grupo de pessoas visitando um museu ou patrimônio cultural. Em seguida, peça que compartilhem suas imagens e comentem o que aprenderam sobre o turismo alternativo.


Conclusão: (10 minutos)

Resuma os pontos discutidos na aula e abra espaço para que os alunos expressem suas opiniões e dúvidas sobre o tema.


Avaliação:

A avaliação poderá ser realizada por meio da observação da participação dos alunos durante o debate e as atividades propostas, bem como pelos desenhos produzidos, que poderão ser utilizados para identificar o nível de compreensão dos alunos sobre o conteúdo apresentado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carta sobre GTAQ

 Carta sobre GTAQ As comunidades quilombolas são constituídas por pessoas que compartilham uma identidade forjada ao longo de processos hist...