sexta-feira, 21 de abril de 2023

Plano de aula: COSTA, Flávia Roberta. Turismo e Patrimônio Cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: SENAC/SESC, 2009. Capítulo: O turismo cultural.

COSTA, Flávia Roberta. Turismo e Patrimônio Cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: SENAC/SESC, 2009. Capítulo: O turismo cultural.


Na atualidade, há diversos motivos que levam os indivíduos a realizar uma viagem, e estes motivos determinam as tipologias turísticas mais populares. O ecoturismo e o turismo cultural, por exemplo, cresceram em popularidade a partir de 1980. Entretanto, o conceito de turismo cultural ainda é impreciso e deve levar em consideração as motivações dos participantes, as características do objeto e do público.


O turismo cultural pode ser compreendido como a visitação a recursos de origem cultural, como arqueologia, monumentos históricos, museus, santuários e lugares sagrados, assim como festas tradicionais como o carnaval, a festa de São João, a farra do boi e as congadas. Contudo, é importante observar visões distorcidas do turismo cultural, como a elitização da cultura ou a exotização.


Além disso, o turismo cultural pode ser uma ferramenta para o aprendizado cultural, permitindo aos visitantes experimentar outras práticas culturais, conceitos, hábitos e técnicas. Também pode ser uma ferramenta de aprendizagem, na qual o turista busca conhecimento e pesquisa sobre a cultura local.


O patrimônio cultural é o objeto central do turismo cultural, e pode ser compreendido de diferentes maneiras, como obras do homem, segundo a Unesco, ou como modos de criar, fazer e viver, segundo a Constituição Federal de 1988. Existem também subtipologias do turismo cultural, dependendo dos recursos disponíveis, mas nem todos os recursos são atrativos turísticos; isso depende de fatores como singularidade, atratividade e conservação.


O sujeito do turismo cultural é o turista, definido como aquele que pernoita fora de casa e utiliza recursos obtidos fora do local visitado. Ele é sensível à informação recebida e consome produtos culturais. Existem diferentes níveis de turismo cultural, desde o mais específico até o mais generalista, e a motivação do turista também varia. Geralmente, os turistas culturais são profissionais autônomos.


O objetivo do turismo cultural é educar o turista e conservar o patrimônio cultural. Através do turismo cultural, é possível propiciar experiências que deem origem a um processo educativo do visitante, além de contribuir para a conservação do patrimônio cultural, como resposta ao turismo de massa. O turismo cultural também pode gerar renda para a conservação do patrimônio.


A oferta e a organização do turismo cultural podem variar desde a profusão de roteiros baseados na repetição de atrativos até a exploração da interatividade, experimentação e protagonismo dos participantes, proporcionando uma experiência vivencial ao turista.


Plano de aula


Dinâmica inicial


Storytelling: Divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha uma foto e crie uma descrição de um atrativo cultural vinculado a um dos núcleos do texto. Peça que os grupos pensem em ideias para vender o atrativo, com base nas informações do texto (motivações dos participantes, as características do objeto e do público, explorar interatividade, experimentação e protagonismo dos participantes). Peça que eles criem uma história envolvendo o atrativo cultural e que inclua elementos culturais da região. A foto deverá ser projetada para a turma. Eles devem contar a história para a turma usando a foto como apoio visual.


I. Introdução (5 minutos)


Apresentação do tema: O que é turismo cultural e qual sua importância

Contextualização histórica: O crescimento do turismo cultural desde 1980


II. Tipologias turísticas (10 minutos)


Explicação sobre os diferentes motivos que levam os indivíduos a realizar uma viagem

Apresentação das tipologias turísticas mais populares, como o ecoturismo e o turismo cultural


III. O conceito de turismo cultural (20 minutos)


Definição de turismo cultural e seus principais objetos

As diferentes visões do turismo cultural: elitização da cultura e exotização

A importância de levar em consideração as motivações dos participantes, as características do objeto e do público


IV. Patrimônio cultural (20 minutos)


O patrimônio cultural como objeto central do turismo cultural

Diferentes formas de compreender o patrimônio cultural: obras do homem e modos de criar, fazer e viver

Subtipologias do turismo cultural e fatores que tornam um recurso atrativo turisticamente


V. Sujeito do turismo cultural (15 minutos)


Definição de turista cultural e suas principais características

Diferentes níveis de turismo cultural e variação na motivação do turista

Quem são os turistas culturais


VI. Objetivos do turismo cultural (15 minutos)


Educação do turista: como o turismo cultural pode ser uma ferramenta para o aprendizado cultural e a busca por conhecimento

Conservação do patrimônio cultural: como o turismo cultural pode contribuir para a conservação do patrimônio cultural e a resposta ao turismo de massa

Geração de renda para a conservação do patrimônio


VII. Oferta e organização do turismo cultural (15 minutos)


Variação na oferta e organização do turismo cultural

Desde roteiros baseados na repetição de atrativos até a exploração da interatividade, experimentação e protagonismo dos participantes


VIII. Conclusão (5 minutos)


Recapitulação dos principais pontos abordados

Importância do turismo cultural para a educação, conservação do patrimônio e geração de renda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carta sobre GTAQ

 Carta sobre GTAQ As comunidades quilombolas são constituídas por pessoas que compartilham uma identidade forjada ao longo de processos hist...