sábado, 11 de janeiro de 2020

#006 Chico explica: direta e esquerda

Chico explica: direta e esquerda

Essa divisão surgiu na revolução francesa, com pessoas mais progressistas a esquerda e conservadores, ligados a religião a direita. Claro que essa divisão não faz mais sentido atualmente. É um dos temas mais difíceis que se tem pra falar, porque varia muito de um local pra outro. Tem gente que vai dizer que se define pelo tamanho do estado ou interferência econômica ou grau de liberdade dos indivíduos, mas a verdade é que discussões que só levem um dos pontos em consideração são extremamente rasas e simplistas. Até porque, se fosse assim jamais existiriam estados totalitários de direita ou governos liberais de esquerda.
Não se pode pensar nessas duas vertentes políticas como uma linha reta, mas sim como um gráfico com múltiplas dimensões. Talvez a forma mais simples e completa de se dividir é dizer que a esquerda preza antes de mais nada pela igualdade, enquanto a direita preza pela eficiência. Dessa forma é provável que fique mais compreensível do porque a esquerda está quase sempre mais ligada as pautas sociais, buscando mais direitos e defendendo minorias. A direita tem uma visão mais funcional, aceitando certas questões pejorativas para algumas pessoas se essa coisa se provar mais eficaz, aceita, por exemplo, a desigualdade.
Tanto direita como esquerda podem ser repressores e violentos, abandonando uma visão humanista de sociedade. O oposto também é valido: regimes das duas vertentes podem conviver muito bem com a liberdade. Há corrupção nos dois eixos também.
Atualmente a direita na sua pior expressão alcançou o poder em vários países do mundo. O exemplo mais claro dessa direita estupida que chegou ao poder está no presidente do Brasil: Jair Messias Bolsonaro, que despreza qualquer conhecimento validado por acadêmicos. É retrogrado e repressor, além de promover censura e usar o estado como forma de blindar familiares de investigação.
A esquerda, atualmente, tem obtido resultados positivos em países europeus, como Portugal e Espanha. Apesar de muitos regimes extremamente repressores se afirmarem como de esquerda, é o caso da Coreia do Norte.
Pessoas de direita normalmente vão se autodenominar liberais ou neoliberais, enquanto pessoas de esquerda se autodenominam socialistas ou comunistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carta sobre GTAQ

 Carta sobre GTAQ As comunidades quilombolas são constituídas por pessoas que compartilham uma identidade forjada ao longo de processos hist...